Terça-feira, 17 de Março de 2009

Aula laboratorial

                Agora o nosso trabalho é mais complexo.

Mas, tínhamos uma vantagem – o Protocolo Experimental estava feito.
Para facilitar a nossa tarefa e reduzir a margem de erro no que se refere à observação dos batimentos cardíacos, decidimos que todos deveríamos observar as mesmas dáfnias no mesmo período de tempo. Assim, foi necessário associar a televisão a uma câmara e esta ao microscópio óptico, e desta forma a imagem foi visualizada por todos. Como eram muitos os fios que tinham de ser ligados nos locais específicos, foi necessário uma boa dose de calma e paciência para que tudo estivesse a funcionar correctamente. Mas nós não tínhamos pressa, tínhamos tempo, apesar da nossa ansiedade para analisar as nossas dáfnias. Como eram? Teriam ovos? E se tivessem embriões?
Sabíamos que “os nossos bichinhos” constituíam um modelo biológico para testar o efeito de algumas drogas na frequência cardíaca, mas estivemos algumas semanas a manter a cultura, a alimentar, a retirar as carapaças, etc. Mas o que mais nos surpreendia era descobrir de um dia para o outro numerosos pontinhos novos, ou seja, mais dáfnias.
Após a montagem da preparação, com uma dáfnia em água (controlo) e alguns fios de algodão para limitar o seu movimento, colocamos a mesma na platina do microscópio e efectuamos a focagem. Lá estava ela. É muita bonita e muito perfeita, mas tem ovos… E agora? Será que após este tratamento traumático vai sobreviver? A dúvida.
Bem, tínhamos que avançar. Já tinha sido determinado quem iria marcar o tempo e todos os outros alunos iriam efectuar a contagem dos batimentos cardíacos, portanto, como se costuma dizer – mãos à obra.
Umas a seguir às outras foram montadas várias preparações – controlo e respectivas soluções. Foi grande a azáfama, mas conseguimos.
Agora teríamos apenas de registar os batimentos cardíacos na tabela, calcular a média e multiplicar por seis para obtermos a frequência cardíaca por minuto.
Mas, nesta aula já foi impossível. O tempo voou.
 

publicado por aequipadafniense às 14:28
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. Referências bibliográfica...

. E para finalizar ...

. Continuando ...

. Esperem para ver!

. Conclusão

. Resultados

. Protocolo experimental

. Aula laboratorial

. As drogas e os seus efeit...

. Reprodução

.arquivos

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

blogs SAPO

.subscrever feeds